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Livro Hardware Prog. Virtual I / O E Interrupções Capa Dura

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Características principais

Título do livroHardware: Programação Virtual de I/O e Interrupções capa dura
AutorAlexandre Mendonça, Paulo Roberto França e Ricardo Zelenovsky
IdiomaPortuguês
EditoraMZ
FormatoPapel

Outras características

  • Gênero do livro: Engenharia,Computação,Programação,Hardware

  • Tipo de narração: Manual

  • ISBN: 8587385054

Descrição

ENCADERNAÇÃO EM CAPA DURA

Livro publicado em 2001, sobre programação de device drivers VxD para Windows 98.

Muitos conceitos ainda podem ser aproveitados hoje: funções da API para se comunicar com o driver, eventos, serviços de memória, administração de mensagens, etc..

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Sumário:

I - INTRODUÇÃO AOS DISPOSITIVOS VIRTUAIS
1.1. Introdução 3
1.2. Os Dispositivos Virtuais Padrões do Sistema 6
1.3. A Estrutura de um VxD 7
1.3.1. A Estrutura Básica 7
1.3.2. DDB - Bloco Descritor do Dispositivo 9
1.3.3. Notificação de Eventos 11
1.3.3.1. Mensagens de Inicialização e de Finalização 12
1.3.3.2. Mensagens Relativas a uma VM 15
1.4. Arquitetura do Windows 16
1.4.1. DOS e Windows 3.x 16
1.4.2. Windows 9X/2000 17
1.4.2.1. As Máquinas Virtuais 18

II - VxD: USO DAS FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO
2.1. Ferramentas para a Construção de um VxD 23
2.2. Um Modelo Padrão de VxD 26
2.2.1. O Arquivo "vxd_modelo.asm" 26
2.2.2. O Arquivo "vxd_modelo.c" 30
2.2.3. Compilando o VxD 33
2.3. Carregando um VxD Estático 37
2.4. Projeto de Arquivos Objetos que Exportam Serviços em C 39

III - VxD: ACESSO A I/O E MEMÓRIA
3.1. Acesso aos Dispositivos de I/O 49
3.2. Interceptação de Portas de I/O 52
3.3. Acesso aos Dispositivos de Memória 58
3.4. Transferências por DMA 61
3.5. DMA Via Mestre de Barramento 67

IV - VxD: RECURSOS DE INTERRUPÇÃO VIA VPICD
4.1. As Interrupções no PC 73
4.1.1. Exceções 74
4.1.2. Interrupções por Hardware 75
4.1.3. Interrupções por Software 76
4.2. Interrupções no Windows 9X/2000 77
4.3. Os Serviços do VPICD 78

V - COMUNICAÇÃO ENTRE VxD E APLICATIVO
5.1. Introdução 87
5.2. Comunicação entre VxD e Aplicativos de 16 Bits (WIN16) 88
5.2.1. Incompatibilidade de Ponteiros 89
5.2.2. Uso da Interrupção por Software 2Fh 90
5.3. Comunicação entre VxD e Aplicativos de 32 Bits (WIN32) 92

VI - SINCRONIZAÇÃO ENTRE VxD E APLICATIVO
6.1. Motivação 101
6.2. Sincronização com Aplicativos de 16 Bits 102
6.3. Sincronização com Aplicativos de 32 Bits 103
6.4. Eventos 103
6.4.1. Eventos: Visão do Aplicativo 103
6.4.2. Eventos: Visão do VxD 107
6.5. Threads 109
6.6. Um Código Esqueleto 111
6.7. APC (Chamada Assíncrona de Procedimentos) 117
6.8. Dois Exemplos Completos 119
6.8.1. Exemplo "EventW32.vxd" 119
6.8.2. Exemplo "APC_VXD.vxd" 129
6.8.3. Executando os Exemplos 137

VII - PROJETO DE UM VxD PARA PROTÓTIPOS
7.1. Idéia de um VxD para Protótipos 143
7.1.1. Rotinas Desejadas 144
7.2. Código da Biblioteca "vxdproto.c" 147
7.3. Código do VxD "prototip.vxd" 155
7.3.1. Módulo em Assembler ("prototip.asm") 155
7.3.2. Módulo em C ("prototip.c") 157
7.4. Compilando o VxD "prototip.vxd" 165

VIII - EXEMPLOS COM O VxD PARA PROTÓTIPOS
8.1. Uma Interface Gráfica Padrão para Todos os Exemplos 171
8.2. Experimentos com as Interrupções IRQ5 e IRQ8 174
8.3. Experimentos com a Porta de Impressora 180
8.4. Experimentos com a Porta de Jogos 187
8.4.1. Princípio Eletrônico 187

IX - EXEMPLOS COM A PORTA SERIAL
9.1. Programação da Porta Serial Usando a API WIN32 195
9.2. Programação Direta da Porta Serial 199
9.2.1. Resumo dos Registradores da Porta Serial 199
9.2.2. Biblioteca "rs232vxd.c" 204
9.2.3. O Programa de Teste "serial.exe" 209

X - VxD: RECURSOS PARA HARDWARE PLUG AND PLAY
10.1. Introdução ao Hardware Plug and Play 223
10.1.1. A Solução Plug and Play 224
10.1.2. BIOS Plug and Play 227
10.1.3. Hardware Plug and Play Comercial 228
10.2. Arquivos de Informações sobre o Dispositivo 229
10.2.1. O Arquivo "prototip.inf" para Protótipos 232
10.3. VxD com Suporte para Plug and Play 237
10.3.1. A Mensagem PNP_NEW_DEVNODE 238
10.3.2. Tratamento das Mensagens de Configuração 241
10.4. Um VxD para Protótipos Plug and Play 243